Hospital da Guarda retomou atividade normal ao nível máximo que conseguiu

Segundo a ULS da Guarda, no hospital local estão atualmente internados nove doentes com covid-19: cinco em enfermaria e quatro em cuidados intensivos.

O Hospital Sousa Martins da Guarda registou uma diminuição de doentes internados por covid-19 e retomou a atividade normal ao máximo que conseguiu, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS).


Segundo a ULS da Guarda, no hospital local estão atualmente internados nove doentes com covid-19: cinco em enfermaria e quatro em cuidados intensivos.

“Chegámos a ter 104 camas, fomos reduzindo progressivamente o número de camas e ficámos ainda com 22, o que ainda nos dá uma margem importante. Não sabemos o que é que aí vem”, disse hoje à agência Lusa Paula Neves, coordenadora do internamento de covid.

Segundo a médica, o número de camas para doentes com covid-19 foi reduzido, mas “sempre com margem e com possibilidade de voltar a aumentar o número de camas, sempre que for necessário”.

A unidade de saúde da cidade mais alta do país também foi “reduzindo em termos do número de equipa médica e de enfermagem exclusivamente dedicada a internamento covid e todo o resto de atividade foi-se retomando o máximo que se conseguiu”, contou Paula Neves à margem da inauguração da nova Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS da Guarda.

A diretora clínica da ULS, Fátima Cabral, esclareceu que as consultas externas do Hospital Sousa Martins “já estão a funcionar quase em pleno”.

As consultas funcionam “com as devidas contingências de cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde” e “com possibilidade de fazer consultas aos sábados e em várias áreas” para recuperar as listas que estão em atraso devido à pandemia.

Ao nível da atividade cirúrgica, a responsável adiantou que “sempre que seja possível, os serviços estão preparados para fazerem essa retoma e recuperarem os doentes que estão ainda em atraso”.


Conteúdo Recomendado