Homenagem a pintora ucraniana em exposição na Biblioteca da Covilhã

A entrada é gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 18h30.

De 6 a 30 de junho está em exibição a exposição intitulada “Maria Prymachenko”, na Biblioteca da Covilhã. A entrada é gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 18h30.
A homenagem a Maria Prymachenko deve-se ao bombardeamento que destruiu o Museu de História de Ivankiy, na Ucrânia, e a consequente destruição de algumas das suas obras como refere uma nota da autarquia.


“Desta forma, os alunos que frequentam o grupo disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, reproduziram desenhos inspirados nas obras destruídas” explica a edilidade.


Recorde-se que Maria Prymachenko nasceu no dia 12 de janeiro de 1909, na aldeia de Bolotnya, perto de Chernobyl. Pintora de arte folclórica ucraniana, autodidata, é conhecida pelos seus desenhos, bordados e pintura em cerâmica. A artista foi laureada com o Prémio Nacional da Ucrânia, estando a sua imagem e a sua obra intitulada “Ukrainian Sunflower” nas faces de uma das moedas do seu país. Faleceu a 18 de agosto de 1997 no mesmo local do seu nascimento.


Conteúdo Recomendado