Habitantes de Pousade são atores de peça de teatro religioso na quinta-feira

Duas dezenas de habitantes da aldeia de Pousade, na Guarda, participam na quinta-feira na representação da entrada de Jesus na Praça de Jerusalém e na Última Ceia, mantendo a tradição do teatro popular religioso.

Segundo Carlos Batista, presidente do Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, entidade que integra a organização da iniciativa, a representação será realizada ao ar livre, a partir das 21 horas, no anfiteatro aberto que existe junto ao edifício do Salão Paroquial de Pousade.

“Nesta representação entram cerca de 22 pessoas, entre homens e mulheres. O elemento mais novo tem 15 anos e o mais velho 90 anos”, disse hoje o responsável à agência Lusa.

A produção teatral que o público irá presenciar, no âmbito das celebrações locais da Semana Santa, “foi elaborada através de um ‘casco’ antigo feito em Pousade, em 1868, por um senhor chamado Joaquim João Ribeiro”, adiantou.

A peça, que durará cerca de uma hora e meia, foi encenada por Joaquim João Marques, residente em Pousade.

Carlos Batista explicou à Lusa que os habitantes da aldeia, que dista cerca de 15 quilómetros da cidade da Guarda, irão representar a “entrada triunfante” de Jesus Cristo na Praça de Jerusalém, o seu julgamento e a sua última ceia com os apóstolos.

Os ensaios começaram no dia 22 de março e realizaram-se três dias por semana, reconhecendo o dirigente que a preparação do espetáculo comunitário levou muito tempo porque “é sempre difícil juntar todas as pessoas”.

“Como sabem, somos amadores, e por vezes não é por falta de vontade das pessoas, mas sim por dificuldades de conciliarem a vida particular e profissional para poderem estar presentes nos ensaios. Mas é visível que as pessoas de Pousade têm este ‘bichinho’ do teatro, porque Pousade sempre teve tradição neste tipo de representações e de manifestações”, justificou Carlos Batista, que também entra na produção.

O presidente do Grupo Cultural e Desportivo Pousadense lembra que a tradição teatral esteve parada na terra durante mais de uma década e foi retomada no ano passado.

“Desde 2004 que não se representavam peças deste tipo em Pousade e foi o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense que as retomou, com a ajuda de todos os intervenientes”, disse.

Assinala que a Câmara Municipal da Guarda “nomeadamente o pelouro da Cultura e o senhor vereador Victor Amaral têm tido um papel muito importante neste processo, assim como todas as forças da terra, como a União de Freguesias de Pousade e Albardo e o Centro de Dia de Pousade”.

O espetáculo, com entrada livre, está integrado na programação da Semana Santa do concelho da Guarda, que também inclui, na sexta-feira, pelas 21 horas, a realização de um Concerto Pascal na igreja de Pousade.

A fechar o cartaz, realiza-se, no sábado, às 20 horas, um tributo ao teatro religioso de Pousade, com a exposição de fotografias e a exibição de vídeos referentes às representações feitas ao longo dos anos.


Conteúdo Recomendado