Há mais lares e creches, mas menos pessoas a recorrer a estes serviços

Ministério da Solidariedade e Segurança Social fez um levantamento sobre a taxa de utilização das respostas sociais como creches e lares de terceira idade.

O Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Solidariedade e Segurança Social divulgou esta semana que, embora existam mais creches e lares de terceira idade, existem menos pessoas a recorrer aos seus serviços.

O documento, citado pelo Público, sustenta que no caso dos idosos, por exemplo, “tem sido visível uma quebra na utilização das diferentes respostas, de tal forma que as taxas de utilização se têm situado abaixo dos 80%”.

A razão apontada para esta redução está relacionada com a situação financeira das famílias. “As dificuldades financeiras de algumas famílias poderão constituir uma das razões que explicam as tendências recentes observadas”, refere o mesmo levantamento.

Sublinhe-se, no entanto, que o facto de existirem mais respostas sociais e menor taxa de utilização da mesma não significa que estas cresceram em demasia. Aliás, segundo destaca a mesma publicação, a taxa de cobertura destes equipamentos é de 12,7%, ou seja, 13 em cada 100 pessoas com mais de 65 anos têm acesso a este tipo de ajuda.


Conteúdo Recomendado