Há 15 concelhos em risco máximo de incêndio

O IPMA prevê para hoje vento forte no litoral oeste e nas terras altas.

Quinze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Faro estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje vento forte no litoral oeste e nas terras altas.

Além destes concelhos em risco máximo, mais de 50 outros municípios estão em risco muito elevado, sobretudo nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro.

De acordo com o IPMA, em risco elevado estão mais de uma centena de municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
Em risco elevado estão cerca de uma centena de outros concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje vento norte moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas e períodos de céu muito nublado.

As temperaturas máximas não vão ultrapassar os 31º celsius (Faro, Beja, Évora e Castelo Branco) e as mínimas vão descer até aos 11º (Guarda e Bragança).

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e possibilidade de aguaceiros fracos nas ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), com os termómetros a variarem entre os 19º (Ponta Delgada) e os 28º (Santa Cruz das Flores).

Para a Região Autónoma da Madeira está prevista uma pequena descida da temperatura máxima e céu com períodos de muita nebulosidade, com precipitação fraca, em especial nas vertentes norte e zonas montanhosas. Os termómetros vão variar entre os 21º (Porto Santo) e os 26º (Funchal).


Conteúdo Recomendado