Evento Terminado em 2023-02-21 19:00:00

GuardaFolia está de volta após dois anos de paragem

Início: 2023-02-16 21:30:00
Fim: 2023-02-21 19:00:00
Local do Evento: Guarda
Entidade Promotora: Câmara Municipal da Guarda

A programação terá início nos dias 16 e 17 de fevereiro, pelas 21h30, no TMG, com a comédia “Lar Doce Lar”, protagonizada pelos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique.

A cidade da Guarda vai voltar a receber o habitual programa de Carnaval, o Guarda Folia, entre 16 e 21 de fevereiro, após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19.


Este que é considerado pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, como “um Carnaval genuinamente português”, terá como cabeça de cartaz o Desfile e Julgamento do Galo, no domingo gordo de carnaval, a 19 de fevereiro, pelas 15h00.


A informação foi revelada pela Câmara Municipal da Guarda, durante uma conferência de imprensa que teve lugar ontem, dia 30 de janeiro, na Sala António de Almeida Santos.


A programação terá início nos dias 16 e 17 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), com a comédia “Lar Doce Lar”, protagonizada pelos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique.


O Carnaval passa também pelo Museu da Guarda, nos Claustros do Paço da Cultura, a partir de 16 de fevereiro, onde estará patente a exposição de fotografia ‘Julgamento e Morte do Galo: uma retrospetiva’ com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía.


Na sexta, dia 17 de fevereiro, decorre também o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade, numa iniciativa que irá contar com a participação de cerca de 1500 crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho, arrancando na Praça Luís de Camões às 14h30 e acabando na Praça do Município.


Também no dia 17 de fevereiro, terão início as Tabernas do Entrudo, que nesta edição passam para o Largo de S. Francisco, atrás do Hotel Turismo da Guarda, e que irão funcionar até ao dia 20.


“No espaço vão estar, como habitualmente, várias associações rurais do concelho apresentando ementas feitas à moda da época carnavalesca, com os incontornáveis enchidos e com outros petiscos da região, destacando-se a carne de vaca jarmelista”, adianta a autarquia.


A animação também está contemplada nas Tabernas do Entrudo com as atuações de Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, terminando com o Baile de Máscaras, no dia 20.


Nesta edição as Tabernas terão também uma vertente social, através de uma campanha de angariação de produtos para o “Guarda-bem: Banco Solidário”. Os interessados poderão deixar na entrada das Tabernas bens não perecíveis e de higiene pessoal que serão recolhidos pelo Município.


As festividades prosseguem no dia 19 de fevereiro, pelas 10h30, com a “Fun Run”, uma corrida que levará os participantes mascarados a percorrer as ruas da cidade que estarão cheias de obstáculos, num percurso de 5 quilómetros. Segundo a organização da corrida, as inscrições deverão ser efetuadas online, através do site da Câmara Municipal da Guarda, a partir de amanhã, dia 1 de fevereiro.


O dia 19 está também reservado para o “cabeça de cartaz” – o Desfile e Julgamento do Galo -, num desfile de 30 freguesias do concelho, que terá como ponto de partida a Alameda de Santo André, pelas 15h00, e culminará na Praça Luís de Camões.


O Galo será julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão, tendo de um lado os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”.


“Quanto aos testemunhos, nesta edição eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória”, explica a autarquia.


“Nesta edição, o ‘Culpado disto tudo’: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia-Vitor Freitas e arderá, condenado como sempre na fogueira, no final deste Julgamento. Terminado o espetáculo, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial- julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo!)”, refere a mesma fonte.


O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra, uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho.


À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça Central da localidade, com início agendado para as 18h00.


Com a GuardaFolia, o Município da Guarda pretende “atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio”.


O objetivo passa também “pelo reforço da autoestima dos guardenses e pela promoção das tradições e da cultura da região. Reforçando a iniciativa como espetáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano, afirmando a Guarda no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição”.


Conteúdo Recomendado