Guarda Wine Fest em julho com mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior

Mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior vão participar na segunda edição do Guarda Wine Fest, que se realiza de 14 a 16 de julho, na Alameda de Santo André, foi hoje anunciado.

O evento de promoção de vinhos e do território, promovido pela Câmara Municipal da Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), inclui vinhos, gastronomia, concertos, ‘wine parties’ e experiências.

Segundo a organização, o Guarda Wine Fest “pretende reunir mais de 50 produtores de vinho da Beira Interior, a que se juntam representações de duas Denominações de Origem (DO) vizinhas – o Douro e o Dão”.

Em comunicado divulgado após a realização, na quarta-feira, de uma conferência de imprensa, os promotores recordam que no distrito da Guarda “convivem as três DO [Beira Interior, Douro e Dão], que estão na base de muitos dos mais entusiasmantes vinhos portugueses, por entre nomes incontornáveis e novos valores”.

Os produtores representados no evento anual “apresentarão não só as novidades que estão a lançar no mercado, mas também vinhos icónicos, reconhecidos da generalidade dos consumidores”.

A fonte referiu que o Guarda Wine Fest é “uma oportunidade única de interpelar os autores, captando mais facilmente castas e entendimentos de viticultura e de enologia, viajando no copo por uma multiplicidade de paisagens e lugares especiais”.

“Nas ‘Conversas sobre Vinho’, especialistas convidados e provadores da Revista de Vinhos conduzirão os participantes pelos segredos de ‘terroirs’ de altitude, onde o granito, o xisto e até algum quartzo dão chão a grandes vinhos – pelo equilíbrio entre finura e textura, pela boa acidez natural que eleva o potencial de envelhecimento, pela propensão para harmonizações gastronómicas diversificadas”, lê-se.

A gastronomia também integra “o cardápio” do evento que “convidará dois conceituados chefes de cozinha a protagonizar sessões de ‘show cooking’, onde a mestria das técnicas culinárias exponenciará a autenticidade ímpar de produtos autóctones”.

“Em simultâneo, três espaços de restauração estarão em funcionamento durante o evento, com propostas pensadas para exponenciar o melhor de dois mundos – vinho e gastronomia”, referiu a organização.

O evento inclui concertos de jazz e duas ‘wine parties’ “com o mote de celebrar o verão de copo na mão, num ambiente intimista, ao som de ‘dj’s’ de renome convidados”.

Uma outra novidade da edição deste ano será a organização de uma visita de 12 ‘sommeliers’ nacionais ao evento e um ‘tour’ pela região da Beira Interior, com o objetivo de proporcionar negócios e de promover os seus vinhos.

O Guarda Wine Fest terá entrada livre.

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios, onde se contabilizam perto de cinco mil viticultores.

Na sua área existem cerca de 70 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.


Conteúdo Recomendado