Guarda transforma-se em Cidade Natal no dia 1 dezembro

A Câmara Municipal da Guarda promove até ao dia 25 de dezembro um variado programa de animação natalícia na Praça Luís de Camões.

A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação, nela será instalada a Pista de Gelo, que regressa nesta edição com aspeto renovado e que promete divertir sobretudo o público infantojuvenil.

Este ano, a cidade Natal apresenta uma novidade, o Comboio Elétrico, uma bonita estação de madeira com um percurso mágico.

Para ver também a enorme Árvore de Natal Interativa, o Coreto Musical com a banda dos animais, o bonito Carrossel Parisiense, a Casa do Pai Natal, o Foto Balão e a Ilha do Gelo. Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada para a ocasião.

Paralelamente à Cidade Natal, a Câmara Municipal da Guarda volta a apostar no Concurso de Montras de Natal nos estabelecimentos comerciais do concelho. A Câmara da Guarda promove o concurso entre os dias 1 e 31 de dezembro com o objetivo de “contribuir para a dinamização, promoção, atratividade e divulgação do comércio de proximidade”.

As inscrições decorrem até ao dia 28 de novembro. Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição, aqui. O prémio é de 1000 euros para a montra vencedora.

Entre o dia 1 de dezembro e 7 de janeiro, os Jardins José de Lemos e Frei Pedro irão receber presépios e árvores de Natal numa colaboração com a Rede Social de IPSSS do concelho e das escolas do ensino público e privado.

As árvores de Natal têm nesta edição a particularidade de serem feitas com técnicas de reciclagem de garrafas pet, tetrapack e latas. 

Para além dos presépios em miniatura, o Jardim José de Lemos vai contar também com uma estrutura que permitirá uma interatividade das crianças que a visitam, com elementos decorativos alusivos à época natalícia, sendo sempre acompanhados por personagens mágicas do Natal, como refere uma nota do Município.

No dia  9 de dezembro, entre as 10 horas e as 22 horas está de regresso a quinta edição da Feira social, Aconchego de Natal. A iniciativa solidária realiza-se no Centro Comercial La Vie e volta a reunir num só espaço as Instituições da Rede Social da Guarda, promovendo através delas a venda de artesanato, manualidades, produtos regionais e doçaria e cujo valor das vendas reverterá para ajudar quem mais precisa neste Natal.

Segundo a autarquia, este programa de animação de Natal pretende “dar ainda mais vida à Guarda, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e ao mesmo tempo devolver a autoestima aos guardenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva”.


Conteúdo Recomendado