Guarda e Sabugal em risco “Máximo” de incêndio

Nas terras altas, prevê-se vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco ‘Máximo’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Guarda e Sabugal (Guarda).
O instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, sendo por vezes forte e com rajadas até 65 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental.
Nas terras altas, prevê-se vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte até meio da manhã e a partir do final da tarde.
A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima e subida da temperatura máxima.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas.
Está também previsto vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora na ilha de Porto Santo e nas vertentes norte da ilha da Madeira, soprando forte e com rajadas até 85 quilómetros por hora nas terras altas.
Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade para o final do dia, períodos de chuva fraca a partir da noite nas ilhas do Corvo e Flores e vento fraco a bonançoso.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 31 graus Celsius, no Porto entre 14 e 25, em Vila Real e em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 11 e 28, na Guarda entre 12 e 24, em Coimbra entre 13 e 29, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 16 e 33, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 15 e 34, em Faro entre 21 e 31, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 20 e 25, na Horta entre 20 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 26.

Conteúdo Recomendado