Guarda recebe candidaturas ao Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território

O Prémio CEI-IIT visa apoiar trabalhos, projetos e iniciativas inovadoras em territórios de baixa densidade.

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda, tem a decorrer o período de candidaturas à segunda edição do Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território, foi hoje anunciado.

Segundo o CEI, o prémio “visa distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”.

A fonte refere, em nota hoje divulgada, que o prémio, no valor de 2.500 euros, contempla duas modalidades, sendo uma de apoio a trabalhos e projetos de investigação e outra de apoio a projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social.

O Prémio CEI-IIT distingue trabalhos e projetos de investigação nas áreas relacionadas com dinâmicas territoriais e iniciativas de desenvolvimento local; património, recursos do território e riscos naturais; coesão social e governança, capacitação e modernização institucional.

São também apoiados projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social, que contribuam para a coesão dos territórios de baixa densidade e que apostem, sobretudo, nos domínios da valorização e uso eficiente dos recursos endógenos; tecnologias ao serviço da qualidade de vida e inovação territorial.

O anúncio do lançamento deste prémio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro (PSD), no dia 01 de julho de 2016, na cerimónia de entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao escritor chileno Luís Sepúlveda.

Na primeira edição do Prémio CEI-IIT, em 2017, foram contemplados os projetos “Iniciativas de ‘ageing in place’ – Valorizar e Divulgar”, de António Manuel Godinho da Fonseca (na modalidade de investigação), e “Pontes entre agricultura familiar e agricultura biológica”, de Cristina Amaro da Costa, (na modalidade projetos e iniciativas inovadoras).

O CEI também atribui, desde 2004, o Prémio Eduardo Lourenço, destinado a premiar personalidades ou instituições “com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas”.

Com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, o prémio já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

O CEI foi criado a partir de um desafio lançado por Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.

Foi criado em resultado de uma parceria que envolveu inicialmente a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca (Espanha) e, mais tarde, o Instituto Politécnico local.


Conteúdo Recomendado