Guarda, Pinhel, Seia e Trancoso vão dispor de Postos de Consulta/Áreas Dedicadas à COVID-19

A Unidade Local de Saúde da Guarda anunciou este sábado, que a partir desta segunda-feira, dia 30 de março, na área de abrangência da ULS da Guarda, vão estar em funcionamento quatro Áreas Dedicadas COVID (ADC-Comunidade): Guarda, Pinhel,Seia e Trancoso.

Em comunicado, a ULS da Guarda informa que a ADC-GUARDA vai funcionar na Extensão de Saúde da Guarda-Gare e receberá doentes de todo o concelho da Guarda, Sabugal, Manteigas e Celorico da Beira. A ADC-PINHEL, vai funcionar junto ao Centro de Saúde Pinhel e receberá os doentes dos concelhos de Pinhel, Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo. A ADC-TRANCOSO, vai funcionar no Centro de Saúde de Trancoso e abrangerá os doentes de Trancoso, Mêda e Foz Côa.Por último a ADC-SEIA, vai funcionar junto ao Hospital de Seia e receberá os doentes de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. Estas Consultas COVID funcionarão todos os dias da semana das 8h da manhã às 20 horas.

Deverão dirigir-se à ADC-Comunidade, os utentes que tiverem tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória, devem ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou, caso não consigam atendimento, para a sua Unidade de Saúde.

Consoante a avaliação da sua situação, serão encaminhados para:
• autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;
• avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários
• avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);
• CODU/INEM

Os doentes que tenham indicação para avaliação nos Cuidados de Saúde Primários são encaminhados para a ADC-COMUNIDADE, respetiva.

Com a abertura destas áreas pretende-se maior celeridade e eficácia na prestação de cuidados de saúde aos doentes infetados com o novo coronavírus.


Conteúdo Recomendado