Guarda, Penhas Dourada e Castelo Branco em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Vinte e uma regiões de Portugal apresentam esta sexta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Beja, Aveiro, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real, estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

O IPMA indica que a região de Faro, Sagres, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores (Açores) apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV enquanto Horta e Angra do Heroísmo estão com níveis baixos.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.


Conteúdo Recomendado