Guarda mantém tradição do Madeiro de Natal na tarde de Consoada

O Madeiro de Natal é ponto de encontro obrigatório em dia de Consoada na cidade mais alta.

Mais uma vez a tradição será cumprida e os guardenses vão brindar, com familiares e amigos junto ao Madeiro de Natal da Guarda, em tarde de Consoada, dia 24 de dezembro, a partir das 16 horas, no Largo João de Almeida (junto à Igreja da Misericórdia).

A animação musical pela Farra Fanfarra e Caixinha de Música de Natal e a degustação de bebidas natalícias e bolos de castanha complementarão esta iniciativa de tradição, tornando-a num momento singular da Quadra Natalícia.

O Madeiro de Natal é ponto de encontro obrigatório em dia de Consoada na cidade mais alta. Os guardenses reúnem-se para brindar com amigos e familiares antes do tradicional jantar de Consoada.

No interior do país, o Natal é marcado pela cerimónia da queima do Madeiro, durante a tarde e noite do dia 24 de dezembro.
É uma manifestação com características comunitárias, em que se transporta para o exterior o hábito privado de reunião à volta da lareira, consolidando a coesão do grupo local. Consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja, ou noutro local de organização social e espacial semelhante, onde a população se reúne depois da Missa do Galo e/ou antes, ao final da tarde. A fogueira chega a atingir a altura da igreja, ardendo toda a noite até que se apague. Os restos serão guardados para consumo ao longo do inverno.

A queima é antecedida pelo ritual da apanha da madeira e do seu transporte até à localidade, realizando-se de forma diferente consoante a região. Nalguns locais, os madeiros, ou cepos, para a fogueira comum são logo postos de parte quando se recolhe a madeira no início do inverno.


Conteúdo Recomendado