Guarda espera juntar três mil participantes na festa nacional da solidariedade

A UDIPSS da Guarda pretende reunir cerca de três mil participantes de todo o país, na Festa da Solidariedade, a realizar nos dias 28 e 29 de junho. «Será um programa interessante, leve, agradável e diversificado», anunciou esta sexta-feira Virgílio Mendes Ardérius, presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS)  da Guarda, entidade que […]

A UDIPSS da Guarda pretende reunir cerca de três mil participantes de todo o país, na Festa da Solidariedade, a realizar nos dias 28 e 29 de junho.
«Será um programa interessante, leve, agradável e diversificado», anunciou esta sexta-feira Virgílio Mendes Ardérius, presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS)  da Guarda, entidade que vai promover o evento, em colaboração com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que escolheu a cidade para realizar a edição 2013 da festa nacional da solidariedade. «Ainda temos razões para fazer a festa da solidariedade e para chamarmos a atenção de Portugal inteiro» para o facto de a instituições sociais serem «um contributo para minorar as dificuldades» sentidas pelas famílias e pelos mais desfavorecidos em tempo de crise, observou o responsável. Na conferência de imprensa de apresentação do evento, Virgílio Mendes Ardérius lembrou que devido à situação económica que o país atravessa «as IPSS estão a fazer um esforço muito grande” para manter as respostas sociais, mas «ainda estão a prestar o apoio necessário». «Temos que fazer festa para animar o espírito e ganhar coragem para enfrentar o futuro», declarou. «Pretendemos, este ano, dar-lhe uma dimensão intergeracional e interinstitucional, juntando em clima de festa os mais novos e os mais velhos e quantos por diversas formas e movimentos se dedicam à nobre e gratificante causa da solidariedade», disse o dirigente. O evento começa no dia 28 de junho, pelas 20 horas, no parque urbano do Rio Diz, na área urbana da Guarda, com a concentração dos participantes que acompanharão a chama da solidariedade até ao largo da Sé Catedral, onde será recebida pelas entidades oficiais. Naquele local será entoado o “hino à chama”, com música e letra original de Geada Pinto, e haverá animação musical. O programa prossegue no dia seguinte, no parque municipal e no estádio municipal da Guarda, com animação e atividades desportivas. Um dos destaques daquele dia será um jogo de futebol feminino entre uma equipa distrital e outra nacional que incluirá atletas da seleção nacional, segundo a organização. O acesso ao jogo será feito através da oferta de produtos alimentares que reverterão a favor de instituições de cariz social do distrito da Guarda. A direção da UDIPSS referiu que foram convidados a participar no evento festivo o ministro da Solidariedade e da Segurança Social e o secretário de Estado. A chama da solidariedade irá sair do Algarve no dia 20 de junho, passando por Setúbal, Lisboa, Leiria e Coimbra, até chegar à Guarda, no dia 28. A primeira edição da Festa da Solidariedade teve lugar em Lisboa, passando depois por Braga, Famalicão, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro.

Conteúdo Recomendado