Guarda e Castelo Branco com risco elevado de exposição a raios UV

Vinte e três regiões do país apresentam, esta quarta-feira, risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores),estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

As regiões de Viana do Castelo, do Porto e de Aveiro apresentam risco alto de exposição à radiação UV enquanto Santa Cruz das Flores está com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

O IPMA prevê ainda pequena descida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e subida da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 25 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu na Guarda entre 11 e 26, em Coimbra entre 12 e 25, em Castelo Branco entre 14 e 30, em Portalegre entre 13 e 29, em Évora entre 12 e 30, em Beja entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 25 e em Santarém entre 13 e 27.

 


Conteúdo Recomendado