Guarda decreta luto municipal pela morte do deputado Tiago Gonçalves

A bandeira da Câmara Municipal da Guarda está hoje, segunda-feira, dia 20 de julho, a meia haste.

O presidente da Câmara da Guarda decretou um dia de luto municipal, com bandeira a meia haste, a observar na segunda-feira, em homenagem ao deputado municipal Tiago Gonçalves, que morreu vítima de doença.

“Enquanto presidente da Câmara Municipal da Guarda, na convicção de que interpreto, fielmente, o sentimento de todos os guardenses, determino o cumprimento de um dia de luto municipal, gesto que simbolicamente visa enaltecer um dos ilustres nomes da nossa cidade, que se notabilizou por ser um cidadão íntegro, pela sua dedicação, pela sua afetividade e conduta para com o próximo, e em prol da causa pública”, refere o autarca Carlos Chaves Monteiro no decreto de luto municipal.

O advogado Tiago Gonçalves, de 36 anos, ex-presidente da Comissão Política Concelhia do PSD da Guarda, era deputado municipal e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da cidade mais alta do país.

O autarca Carlos Chaves Monteiro acrescenta no documento que, “com espírito voluntarioso”, Tiago Gonçalves “manifestou sempre particular entusiasmo pelo desenvolvimento e fomento do associativismo local”.

“Competente e afável, granjeou, desde sempre, a simpatia, a amizade e respeito dos guardenses, ação que marca a vida da nossa cidade, é um nome incontornável na defesa e no apoio das gentes da Guarda”, remata.

A presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Cidália Valbom (PSD), refere, numa nota de pesar, que faleceu “um jovem de 36 anos, marido e pai extremoso, no auge da vida e com um futuro promissor”.

“Por todo o seu percurso político, profissional e cívico, será sempre lembrado como um dos melhores. (…) Um democrata e um defensor convicto da sua terra e das suas gentes”, refere Cidália Valbom, lembrando que o falecido também foi diretor de campanha da candidatura do PSD nas eleições autárquicas de 2017.

A Comissão Política Distrital do PSD da Guarda reagiu à morte de Tiago Gonçalves com “profunda consternação e pesar”.

A estrutura distrital escreve, numa nota publicada na rede social Facebook, que o social-democrata que hoje morreu era “homem inteligente, dedicado ao partido e à militância ativa”.

Já a Comissão Política Concelhia do PSD escreve, numa nota publicada na sua página do Facebook, que o ex-líder, por todos os cargos por onde passou, “sempre demonstrou nas suas intervenções um verdadeiro espírito de franca abertura ao diálogo e à defesa dos princípios democráticos, sempre com muita elevação, com empenho, lealdade”.

Também a concelhia da Guarda da JSD refere, numa nota no Facebook, que soube da morte de Tiago Gonçalves “com um misto de consternação, revolta e incredibilidade”.

A Comissão Política Distrital e o Grupo Municipal do BE também emitiram uma nota de pesar onde lamentam “profundamente” o falecimento de Tiago Gonçalves.

“Foi sempre um adversário político com princípios e honra, debatendo-se constantemente por construir caminhos que unissem todos os setores políticos na defesa da Guarda”, sublinha o BE.


Conteúdo Recomendado