Guarda com plano para evitar acolhimento de crianças e jovens em instituições

Um programa de fortalecimento familiar vai ser apresentado amanhã, na Guarda, no I Encontro de Reflexão sobre a Infância e Juventude. Um programa de fortalecimento familiar, que pretende evitar o acolhimento de crianças e jovens em instituições, vai ser apresentado amanhã, na Guarda, no I Encontro de Reflexão sobre a Infância e Juventude, foi hoje […]

Um programa de fortalecimento familiar vai ser apresentado amanhã, na Guarda, no I Encontro de Reflexão sobre a Infância e Juventude.
Um programa de fortalecimento familiar, que pretende evitar o acolhimento de crianças e jovens em instituições, vai ser apresentado amanhã, na Guarda, no I Encontro de Reflexão sobre a Infância e Juventude, foi hoje anunciado.Segundo Daniel Lucas, coordenador local do Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS, durante o encontro será divulgada uma nova resposta social destinada a famílias com crianças em risco, que visa dotar os pais com as competências parentais necessárias para garantir a permanência dos seus filhos no seio familiar. O encontro é promovido pelo Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens local, a partir das 9h30, no café concerto do Teatro Municipal. «O objetivo do Programa de Fortalecimento Familiar é evitar o acolhimento. Haverá sempre crianças que serão institucionalizadas, mas o nosso objetivo é evitar que tal aconteça, porque a criança deve estar na família. Só quando se esgotam todos os recursos é que a criança deve ir para acolhimento», disse hoje o responsável à agência Lusa. Daniel Lucas explicou que o encontro pretende divulgar a nova resposta social para que a mesma seja implementada na Guarda, na área da infância e da juventude, «para trabalhar as famílias e as crianças» com problemas sociais. «É uma abordagem nova», referiu, explicando que futuramente serão desenvolvidas ações «com crianças em risco ambiental e com jovens com comportamentos desviantes». O Programa de Fortalecimento Familiar também irá ministrar competências parentais para famílias, promover tertúlias temáticas, atividades dirigidas à comunidade em geral e aos técnicos. Referiu que a aplicação do projeto na Guarda – onde existe uma Aldeia de Crianças SOS que acolhe 25 crianças e jovens – se justifica «porque no distrito e no concelho não há nenhum Programa de Fortalecimento Familiar e, infelizmente continua a haver famílias que não têm ajuda para saírem de alguns problemas». «O nosso papel é de ligação entre as famílias e a comunidade. Muitas famílias passam por dificuldades socioeconómicas, o que leva as pessoas a estarem mal psicologicamente e nós queremos ser facilitadores, no sentido de que as famílias, crianças e jovens sejam ajudados», declarou o coordenador local do Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS. No final do I Encontro de Reflexão sobre a Infância e Juventude da Guarda deverá sair «uma carta aberta sobre a infância e a juventude», indicou o responsável. O encontro, que contará com a participação de cerca de 45 técnicos na área social e educativa (psicólogos, assistentes sociais, professores, educadores, etc.) inclui momentos de reflexão, a apresentação da nova resposta social e a abordagem do tema “Adolescência versus Família”.

Conteúdo Recomendado