Guarda apresentou a candidatura a Capital Europeia da Cultura em Paris e os produtos endógenos da região

A candidatura foi apresentada em Paris, este fim-de-semana, no âmbito da participação na Festa das Vindimas de Montmartre e na Gala da Lusofonia.

A Câmara Municipal da Guarda divulgou a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027 em Paris, este fim-de-semana que passou, no âmbito da participação na Festa das Vindimas de Montmartre.


“Sendo a diáspora o tema agregador desta candidatura, a participação num dos mais importantes eventos da capital francesa, onde é residente uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, merece a maior relevância”, refere a nota da autarquia.


A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura foi apresentada no sábado passado, numa sessão/debate a realizar no “Auditorium de l’Hôtel de Ville Paris”, pelo vereador da cultura Victor Amaral.

Na mesma sessão, o coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro, apresentou o projeto do Geopark Estrela, cuja candidatura foi recentemente aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais.


O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, reuniu com o vereador com o pelouro dos Assuntos Europeus na Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, e o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres-Pereira.


Após o encontro, seguiu-se uma degustação de produtos endógenos da região da Guarda, como pão, enchidos, vinho e queijo Serra da Estrela, entre outros.


A Festa das Vindimas decorreu junto à Basílica de Sacré Coeur – Montmartre, em Paris, e a participação do município da Guarda foi feita em parceria com o município de Figueira de Castelo Rodrigo.

A comitiva da Guarda participou também na Gala da Lusofonia 2019, onde foi referida a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.
Recorde-se que a candidatura da Guarda é “de âmbito regional e transfronteiriço”, envolvendo 17 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, do Douro, da Associação das Aldeias Históricas e das Aldeias de Xisto, assim como autarquias e instituições de Espanha.


Conteúdo Recomendado