Grande acção de limpeza no Distrito

Grupos de cidadãos de vários concelhos participam no “Dia L” Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar ‘mãos à obra’ e propor a limpeza da floresta portuguesa num só dia. A ideia começou a espalhar-se e, a pouco tempo do “Dia L”, que será no […]

Grupos de cidadãos de vários concelhos participam no “Dia L”

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar ‘mãos à obra’ e propor a limpeza da floresta portuguesa num só dia. A ideia começou a espalhar-se e, a pouco tempo do “Dia L”, que será no próximo sábado, são milhares as pessoas inscritas no movimento cívico. A campanha verde percorre todo o País e o distrito da Guarda não fica de fora. No dia da limpeza são vários os cidadãos, instituições e municípios que prometem intervir a favor do ambiente, juntando-se em acções de remoção de lixeiras e entulhos.

O projecto Limpar Portugal, movimento cívico inédito em Portugal, e que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, coordena os últimos preparativos para o “Dia L” – o dia da limpeza das 11.100 lixeiras ilegais já identificadas pelos milhares de voluntários envolvidos.

Os voluntários que têm vindo a coordenar o projecto reuniram, na última semana, com a Secretaria de Estado do Ambiente, de forma a ultimarem questões relativas à mega acção de limpeza nacional, que terá lugar no próximo dia 20. A iniciativa “Limpar Portugal” reúne mais de 40 mil inscrições, algumas colectivas, divididas em mais de 300 grupos distribuídos geograficamente.

A reunião com a Secretaria de Estado do Ambiente serviu para confirmar e definir alguns pormenores relativamente aos apoios anteriormente estabelecidos, nomeadamente sobre a isenção de taxas e guias para as actividades de recolha e transporte de resíduos programadas para esse dia. Por se tratar de um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado, estas actividades poderão, excepcionalmente, ser realizadas sem licenças e sem encargos pelos “agentes do Projecto Limpar Portugal”, devidamente identificados como tal, que então se assumirão como “produtores/detentores” destes resíduos. Também os aterros, para onde grande parte destes resíduos será encaminhada, terão o seu horário regular de abertura alargado neste dia, pelos mesmos motivos.

O Projecto conta com a colaboração activa da Secretaria de Estado do Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Empresa Geral do Fomento, assim como do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, continuando a somar apoios de empresas e instituições que oferecem bens e serviços e que todos os dias se juntam ao projecto.

Adesão ao Projecto “Limpar Portugal” no distrito da Guarda

Aguiar da Beira – 4

Almeida – 16

Celorico da Beira – 48

Figueira de Castelo Rodrigo – 44

Fornos de Algodres – 19

Gouveia – 65

Guarda – 57

Manteigas – 32

Mêda – 9

Pinhel – 17

Sabugal – 20

Seia – 88

Trancoso – 19

Vila Nova de Foz Côa – 25

(Número de membros inscritos on-line até ao final da manhã de terça-feira, dia 16)

Por: Fátima Monteiro


Conteúdo Recomendado