Governo lança plataforma que mostra que estabelecimentos estão abertos

Esta nova ferramenta permite que os cidadãos saibam que estabelecimentos, em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, estão abertos e em que horários.

Com a retoma gradual da atividade económica e social, a Secretaria de Estado para a Transição Digital e a VOST Portugal lançaram a ‘Open4Business‘, uma plataforma digital que tem como objetivo “otimizar” as deslocações da população.

Esta nova ferramenta permite que os cidadãos saibam, a partir desta segunda-feira, que estabelecimentos, em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, estão abertos e em que horários.

Em comunicado, o Ministério da Economia e da Transição Digital esclarece que a informação divulgada na plataforma é “verificada” por um conjunto de “voluntários da VOST Portugal”.

Para quem tem um negócio que reabriu portas e que ainda não esteja identificado na ferramenta, a tutela sublinha ainda que “independentemente do setor ou dimensão, qualquer operador económico pode registar-se na plataforma para informar sobre os horários de funcionamento da sua atividade”.

‘Open4Business’ está integrada no portal que reúne as informações práticas para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus no país.

Este não é o primeiro site criado para ajudar a população a saber que estabelecimentos estão abertos em tempos de Covid-19. Anteriormente, a Câmara de Lisboa já tinha lançado a plataforma de restauração e comércio ‘Estamos abertos’ e a ‘Go Small or Stay Home’ foi criada ainda em março com o intuito de ajudar moradores a saberem que lojas estão abertas perto de si.


Conteúdo Recomendado