Governo apoia produtores de ovelha típica da região da serra da Estrela

O Governo esclareceu ontem que tem em curso um projeto para melhoramento genético e proteção da raça.

O Governo esclareceu ontem que apoia os produtores de ovelhas típicas da serra da Estrela e que a Associação Nacional de Criadores tem em curso um projeto para melhoramento genético e proteção da raça.

“Os produtores de ovelhas recebem uma ajuda de 34 euros por animal para apoiar a produção e o melhoramento da raça: 19 euros por animal no âmbito do I Pilar da PAC (ajuda direta) e, precisamente por se tratar de uma raça autóctone, a ovelha bordaleira recebe mais 15 euros no âmbito do II Pilar da PAC (desenvolvimento rural)”, adianta uma nota do gabinete do ministro da Agricultura enviada à agência Lusa.

O deputado socialista Santinho Pacheco anunciou que questionou o Governo sobre a disponibilidade para apoiar um programa de defesa e salvaguarda da ovelha bordaleira da serra da Estrela, para estimular o aumento da produção de leite.

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o deputado eleito pelo círculo eleitoral da Guarda questionou se está disponível para, em conjunto com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, “estudar um programa de defesa e salvaguarda da ovelha bordaleira da serra da Estrela?”.

O deputado perguntou ainda ao ministro Capoulas Santos se o Governo, liderado pelo socialista António Costa, poderá apoiar a instalação de centros de recria de borregas, para estas serem disponibilizadas para melhoramento animal, “como forma de garantir o leite indispensável ao fabrico do queijo Serra da Estrela”.

Na nota, a tutela esclarece ainda que a ANCOSE “tem em curso um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura para melhoramento genético e proteção da raça”.

“Trata-se de um projeto ao qual foram atribuídos 1.672.188.00 euros a fundo perdido. Estando o projeto no seu último ano de execução, a ANCOSE executou apenas uma parte do montante disponível, tendo 1.010.020.00 a aguardar comprovativos de despesa no IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas”, lê-se no comunicado enviado à Lusa.

O deputado Santinho Pacheco questionou o Governo sobre o assunto alegando que, “para que a serra da Estrela continue a ter pastores que produzam o genuíno queijo da serra é preciso, desde logo, que se defenda a raça bordaleira”.

“Quer os criadores dessa ovelha, quer os pastores em geral começam a ficar alarmados com o número cada vez menor de cabeças, tanto mais que, em consequência dos incêndios de 2017, o efetivo diminuiu em alguns milhares”, descreve.

Na pergunta que dirigiu a Capoulas Santos, o socialista considerou ainda que “é preciso tomar medidas com urgência” para defender a ovelha tradicional da serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado