Governo anuncia medidas para o Natal e o Ano Novo hoje

A conferência de imprensa está agendada para as 15 horas deste sábado, no Palácio da Ajuda.

O primeiro-ministro será responsável por comunicar ao país, hoje, pelas 15 horas, as medidas a adotar na sequência do prolongamento do Estado de Emergência, que foi aprovado esta sexta-feira pelo Parlamento.

Recorde-se que a Assembleia da República renovou ontem, com os votos favoráveis do PS, PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, o Estado de Emergência para permitir ao Executivo tomar medidas de contenção da Covid-19.

O decreto renova o Estado de Emergência por 15 dias, mas sinaliza já outro prolongamento, até 7 de janeiro, permitindo assim ao Governo adotar medidas abrangendo o Natal e Ano Novo.

O Presidente da República justificou a “nova renovação até 7 de janeiro” com a necessidade de permitir ao Governo “adotar medidas necessárias à contenção da propagação da doença covid-19 e desde já anunciar medidas previstas para os períodos de Natal e Ano Novo”.

De salientar ainda que, na quinta-feira, o secretário-geral adjunto do PS afirmou que “há uma perspetiva de alívio” de algumas das restrições impostas pela pandemia de covid-19 no Natal, como a circulação entre concelhos, mas apelou a encontros familiares “muito responsáveis e limitados”.

Depois da reunião com o Presidente da República, o líder do PSD também defendeu um “pequeno escape” no Natal.


Conteúdo Recomendado