Gouveia recebe hoje a 5.ª edição da Go Romaria Cultural

A quinta edição da GO Romaria Cultural começa hoje e inclui uma grande variedade de atividades de expressão artística e pretende levar a cultura “para a rua”.

Entre hoje e domingo (dia 29 de julho), a cidade de Gouveia recebe um evento cultural que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais e que disponibiliza ao público atividades gratuitas.

A GO Romaria Cultural, que vai na quinta edição, inclui uma grande variedade de atividades de expressão artística e pretende levar a cultura “para a rua”, segundo os organizadores.

Segundo a organização, o evento tem como objetivo “a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória, tradições e histórias locais”.

Todas as atividades programadas “têm um caráter gratuito e de acesso universal, mas também informal, participativo e proporcionarão, uma vez mais, momentos culturais originais e irrepetíveis a todos os que queiram sair à rua com a cultura”, adianta a nota.

A Romaria Cultural de Gouveia inicia-se hoje, com um espetáculo de teatro “Rosa dos Ventos”, pelo grupo UmColetivo, pelas 18 horas.

Durante a noite haverá, entre outras iniciativas, cinema ao ar livre, com o grupo cinéfilo 7.ª Sena, e concertos de Earth Drive, GEE-AITCH e Ogata Tetsuo.

No dia 28 (sábado), decorrerão exposições, tertúlias e mercados de rua, e espetáculos musicais com Maíra Baldaia, Cassete Pirata, Souq e Ena Pá 2000.

No último dia do evento cultural, dia 29, Joana Guerra atuará na Igreja da Misericórdia e, pelas 18:00, haverá uma romaria tradicional ao Senhor do Calvário em que artistas, público, organização e parceiros cumprem o ritual de darem três voltas à capela.

Segundo os promotores, naquele local decorrerá o momento simbólico de devolução à natureza de uma águia por parte do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

A atividade termina com uma merenda comunitária, com base em produtos regionais, a realizar na escadaria do Monte do Calvário.

A organização refere ainda que durante os três dias da Go Romaria Cultural de Gouveia decorrerão atividades de caráter permanente, como a Tenda das Tropelias – que andará por diferentes locais e em torno da qual acontecerá partilha de jogos e memórias – exposições de linguagem artística variada e jogos recreativos.

 


Conteúdo Recomendado