Gouveia recebe congresso internacional sobre "A Bíblia na Cultura Ocidental"

O município de Gouveia vai receber, em setembro, um congresso internacional sobre “A Bíblia na Cultura Ocidental”, que se insere na estratégia de criação de um Museu Internacional do Livro Sagrado, foi hoje anunciado.

O congresso “A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização” está agendado para os dias 17, 18 e 19 de setembro e é promovido pela Câmara Municipal de Gouveia e pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, com a colaboração de várias entidades.

O trabalho científico do congresso internacional “A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização” oferece “a oportunidade de aprofundar, através de uma dinâmica multidisciplinar, espírito ecuménico e inter-religioso, o universo transversal bíblico, que emerge desde a complexidade das dinâmicas de tradução, das dinâmicas socioculturais e religiosas atuais, às novas realidades contemporâneas de comunicação e informação da sociedade atual, altamente tecnológica”, segundo a organização.

A iniciativa deverá contar com as presenças do cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e do cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, entre outras personalidades civis e religiosas, atendendo ao programa provisório.

Segundo Luís Tadeu, presidente do município de Gouveia, no distrito da Guarda, o congresso internacional sobre a Bíblia é “mais um momento” que integra o processo de criação do Museu Internacional do Livro Sagrado, cujo projeto arquitetónico foi apresentado recentemente.

“Para o ano teremos outros momentos, precisamente neste momento de preparação e de construção do projeto propriamente dito”, disse o autarca à agência Lusa.

A construção do museu tem uma estimativa orçamental que ronda os oito milhões de euros, estando ainda por calcular os custos com o arranjo paisagístico do local onde vai ser edificado e com os equipamentos a instalar no futuro espaço museológico.

“É um investimento grande, elevado, que queremos preparar para apresentar a potenciais investidores privados”, a par da preparação de uma candidatura ao quadro comunitário 2020-2030, disse Luís Tadeu.

Para a criação do Museu Internacional do Livro Sagrado, a Câmara Municipal de Gouveia celebrou um acordo de cooperação com a Universidade Aberta, a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Sociedade Bíblica de Portugal, o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

No âmbito do processo do Museu Internacional do Livro Sagrado, o concelho de Gouveia vai viver, em setembro, “um grande momento de cultura” com a realização do congresso internacional “A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização”, vaticina o presidente da autarquia local.


Conteúdo Recomendado