Gouveia promove caminhada pelo percurso rural do Roteiro Vergiliano

A caminhada do dia 18 de setembro começa pelas 08h30 e o ponto de encontro dos participantes será no Chão do Paço, em Melo.

O município de Gouveia vai promover, no dia 18 de setembro, um sábado, pelas 08h30, uma caminhada pelo percurso rural do Roteiro Vergiliano, na localidade de Melo, terra natal do escritor.

Segundo a autarquia, o percurso pedestre “PR4 – Rota Rural do Roteiro Vergiliano”, está inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres do tipo Pequena Rota (PR) e constitui “uma proposta para os participantes contactarem com os locais de referência que marcaram a relação de Vergílio Ferreira com Melo, a sua aldeia natal, havendo oportunidade para a leitura de excertos de textos do escritor, ao longo de todo o percurso”.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.

“O Roteiro Vergiliano está implantado na freguesia de Melo, circundando a aldeia natal deste importante artífice da língua portuguesa do século XX; focado na componente rural e paisagística desta antiga vila da época moderna, num percurso circular de nove quilómetros”, acrescenta.

De acordo com uma nota da autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, o Roteiro Literário de Vergílio Ferreira “recupera e reconstrói a memória das gentes desta aldeia do concelho de Gouveia, dos seus costumes, histórias e sentimentos, valorizando o património e a paisagem que o autor de ‘Até ao Fim’ recriou nas páginas dos seus livros”.

A caminhada do dia 18 de setembro começa pelas 08h30 e o ponto de encontro dos participantes será no Chão do Paço, em Melo.

O percurso terá uma duração de cerca de três horas e um grau de dificuldade média.

A participação na iniciativa está limitada a 40 pessoas.

As inscrições, que são obrigatórias, deverão ser efetuadas até às 12:00 do dia 17 de setembro, no Posto de Turismo de Gouveia.


Conteúdo Recomendado