Gouveia lança Roteiro Vergiliano no centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que a autarquia vai assinalar, em 2016, o centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, natural de Melo, com o lançamento de um roteiro cultural.

“Aproveitando o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, que terá lugar para o ano, em 2016, um dos momentos destas comemorações será precisamente a concretização e a colocação ao público deste roteiro”, disse hoje à agência Lusa o autarca Luís Tadeu.

Segundo o presidente da autarquia de Gouveia, o projeto cultural incidirá na freguesia de Melo, onde o autor de “Manhã Submersa” nasceu a 28 de janeiro de 1916.

O “Roteiro Vergiliano” servirá para auxiliar os visitantes na deslocação aos locais referenciados por Vergílio Ferreira nas suas obras, adiantou.

“Este roteiro tem uma vertente mais urbana, no casco da freguesia [de Melo] e, depois, tem também uma parte mais rural”, porque “a base tem a ver com [os] escritos do Vergílio Ferreira nos livros”, explicou Luís Tadeu.

O responsável adiantou ainda à agência Lusa que os vários locais referenciados nas obras do escritor serão sinalizados e os visitantes serão guiados por um roteiro em papel e por um “áudio-tour” que será disponibilizado em diversas línguas.

Para além da sinalização dos sítios, o projeto também contempla a recuperação do edifício da antiga Casa da Câmara de Melo, uma vez que a localidade foi sede de concelho, que foi extinto em 1834 para espaço de cultura e de turismo.

O equipamento poderá funcionar com um técnico de turismo que servirá “para orientar e para efetuar visitas guiadas” pelos locais assinalados no roteiro, admitiu o autarca.

Luís Tadeu explicou que muitas das visitas hoje efetuadas têm como cicerone um “simpático” habitante de Melo que é “apaixonado pela sua terra” e que o faz gratuitamente “pela paixão que tem pela terra e por Vergílio Ferreira”.

A Câmara Municipal de Gouveia também já procedeu à requalificação de uma praça central da localidade, que será incluída no futuro “Roteiro Vergiliano”, onde estão assinaladas, por datas, as obras principais do escritor e onde também existe um “cantinho da leitura”.

“É um espaço nobre da freguesia [de Melo] que quisemos dedicar a Vergílio Ferreira”, disse o autarca.

Com a criação do roteiro, o Município de Gouveia prevê gastar “umas centenas de milhares de euros”.

O projeto, que pretende aumentar o número de visitantes no concelho de Gouveia e na terra natal do autor de “Para Sempre” e “Manhã Submersa”, será candidatado a fundos comunitários.

Vergílio Ferreira morreu a 1 de março de 1996 e está sepultado em Melo, na Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado