Gouveia comemora 32 anos de elevação a cidade

O Município de Gouveia comemora, no próximo dia 1 de fevereiro, o 32.º aniversário da elevação de Gouveia a cidade.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Gouveia, irá assinalar a efeméride com uma sessão solene evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h00, na qual serão apresentados os projetos “Casa da Vivência Judaica – Património Cultural na Reabilitação Urbana” e projeto de reabilitação “Reinventar Gouveia – Visões Urbanas”, com a presença da Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Segundo fonte do Município, “as cerimónias comemorativas irão prosseguir, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, com a Conferência Internacional MILS – Museu Internacional do Livro Sagrado. Na sessão de abertura estará presente Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, José Eduardo Franco, Coordenador Científico do MILS e José Luís de Almeida Monteiro, Diretor da Biblioteca do Saulchoir. Após um momento musical, Pierre Antoine Fabre (École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris) irá palestrar sobre “Os livros sagrados numa cultura mundializada: Da Época Moderna aos nossos dias”. O Comentário Crítico vai estar a cargo de José Maria da Silva Rosa, da Universidade da Beira Interior.”

João Favila (Gabinete de Estudos do Museu do Livro Sagrado do IECCPMA) e José António Falcão (Centro UNESCO de Arquitetura e Arte) irão apresentar o projeto arquitetónico do Museu Internacional do Livro Sagrado: O ADN das Civilizações do Mundo, seguindo-se Herculano Alves (Universidade Católica Portuguesa/Difusora Bíblica) que apresentará o programa social do Congresso Internacional A Bíblia Na Cultura Ocidental: Milénio de Civilização.

Seguir-se-á, às 20h30, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, a realização ao vivo do programa da RTP “E Deus criou o mundo”, que contará ainda com um momento musical protagonizado pela atuação do Grupo Coral de S.Pedro. O programa de Carlos Quevedo, moderado por Henrique Mota, irá contar com a participação de três membros das comunidades religiosas mais influentes em Portugal, o Católico Pedro Gil, o Judeu Isaac Assor e o Muçulmano Khalid Jamal. Cada um dos elementos irá contribuir com a sua opinião e perspetiva religiosa acerca dos problemas e desafios com os quais somos confrontados diariamente. A atualidade nacional e internacional e a contribuição que o pensamento religioso pode dar ao mundo em que vivemos também farão parte das temáticas abordadas.

A terminar as comemorações de elevação de Gouveia a cidade, o Teatro Cine de Gouveia apresentará, às 21h30, o espetáculo “Desafios” do Teatro ACERT, um projeto de cruzamento do novo circo com o teatro, com uma forte componente cenográfica, numa apresentação com entrada gratuita.


Conteúdo Recomendado