Gouveia apresenta hoje site e roteiro cultural dedicado ao escritor Vergílio Ferreira

O Município de Gouveia apresenta hoje, a partir das 17 horas, o Programa Oficial das Comemorações do Centenário de Nascimento de Vergílio Ferreira, com o lançamento de um roteiro cultural e de um site dedicado ao escritor.

O projeto cultural aproveita o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, que terá lugar para o ano, em 2016, e incidirá na freguesia de Melo, onde o autor de “Manhã Submersa” nasceu a 28 de janeiro de 1916.

O “Roteiro Vergiliano” servirá para auxiliar os visitantes na deslocação aos locais referenciados por Vergílio Ferreira nas suas obras.

Para além da sinalização dos sítios, o projeto também contempla a recuperação do edifício da antiga Casa da Câmara de Melo, uma vez que a localidade foi sede de concelho, que foi extinto em 1834 para espaço de cultura e de turismo.

A Câmara Municipal de Gouveia também já procedeu à requalificação de uma praça central da localidade, que será incluída no futuro “Roteiro Vergiliano”, onde estão assinaladas, por datas, as obras principais do escritor e onde também existe um “cantinho da leitura”.

O site sobre Vergílio Ferreia, produzido pela Câmara Municipal de Gouveia em parceria com a ADSI , também será inaugurado hoje, e contará com um catálogo bibliográfico do autor, com o programa do centenário, as obras e a história do escritor.

Vergílio Ferreira morreu a 1 de março de 1996 e está sepultado em Melo, em Gouveia.


Conteúdo Recomendado