Gouveia: Anúncio de vencedor do Prémio Abel Manta de Pintura adiado para 10 de junho

Pintura4226688 1280

O anúncio da obra vencedora da 11.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2025, previsto para hoje, foi adiado para dia 10 de junho, anunciou o Município de Gouveia, promotor do concurso.

O júri do galardão reuniu no sábado e a sua proposta vai ser ratificada em reunião do executivo camarário na próxima segunda-feira, 09 de junho, sendo anunciado o vencedor no dia seguinte, refere a autarquia do distrito da Guarda, numa nota enviada à agência Lusa.

O júri é constituído pela neta do pintor, a arquiteta Isabel Manta, que preside, e pelos artistas plásticos Mónica Nogueira e Osmani Simanca, este último em representação do município de Gouveia.

Esta edição foi lançada em fevereiro de 2025, integrada na programação dos 40 anos do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, tendo o prazo de candidaturas terminado a 04 de maio.

Segundo a autarquia, foram recebidas 92 pinturas de 64 artistas do continente e ilhas e do estrangeiro.

A entrega do prémio, no valor de 10 mil euros, está agendada para 08 de agosto, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

Na ocasião, será também inaugurada a exposição das obras selecionadas pelo júri, que ficará patente naquele espaço museológico gouveense até 05 de outubro de 2025.

Criado pelo município de Gouveia em 2007, no 25.º aniversário da morte do pintor Abel Manta (1888-1982), natural de Gouveia, este concurso bienal destina-se a promover artistas plásticos nacionais, ou residentes em Portugal, “proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento-chave da programação cultural do município”.


Conteúdo Recomendado