Gouveia acolhe amanhã “Conversas sobre a Pastorícia”

As “Conversas sobre Pastorícia” decorrem no próximo dia 18 de outubro, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.

No próximo dia 18 de outubro, pelas 10h30, decorrem as “Conversas sobre a Pastorícia”, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, que conta com a presença de vários oradores que abordarão temáticas relacionadas com o setor.

O primeiro painel estará a cargo de Paulo Poço da Acriguarda e Vasco Abreu da Nutripardo, que apresentam o tema “Pastagens de Altitude”, estas que constituem um dos recursos mais importantes nos sistemas tradicionais de uso do solo, com elevada representatividade nas zonas interiores do Centro e Norte de Portugal continental.

A temática “Livro Genealógico da Raça Ovina Serra da Estrela” conta com a presença de Rui Dinis da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose). Segundo uma nota informativa, a Raça Ovina Serra da Estrela é a raça autóctone mais representativa em termos de produção de leite com a principal finalidade na produção de Queijo Serra da Estrela (DOP), também é explorada na vertente da produção de carne com o Borrego Serra da Estrela (DOP).

O próximo tema “Licenciamento Industrial – Atividade Produtiva Local – Queijarias – Aprovação de estabelecimentos indústria em casas particulares” centrar-se-á nos procedimentos direcionados às atividades específicas da área agrícola e agro-alimentar em pequenas unidades produtivas, que será abordado por Jorge Branco, da Direção Geral de Alimentação e Verterinária (DGAV).

Carlos Dias Pereira da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), apresenta os Grupos Focais do Projeto LACTIES, um projeto que visa desenvolver atividades que incorporem inovação tecnológica nas empresas ao nível dos seus produtos e processos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos, explica fonte da organização.

O evento termina com a entrega do incentivo decorrente do Programa Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e Caprinos do Concelho de Gouveia, que será entregue por Luís Manuel Tadeu Maques, presidente da Câmara de Gouveia.


Conteúdo Recomendado