Gouveia acolhe Campeonato dos Jogos da Matemática

O Campeonato dos Jogos da Matemática é uma atividade organizada por escolas profissionais para os alunos que frequentam os cursos profissionais.

O Instituto de Gouveia – Escola Profissional acolhe no próximo dia 15 de maio, a XXI edição do Campeonato dos Jogos da Matemática, organizando a fase Nacional (final) de um concurso que, ano após ano, visa promover o gosto pela Matemática. Ao longo das várias fases do Campeonato, as equipas, que frequentam cursos de nível IV em Escolas Profissionais de todo o país, têm sido desafiadas a resolver problemas de Matemática, recorrendo ao engenho e à imaginação.

Cerca de 200 pessoas, vindas de Escolas de todo o país, desde o Minho ao Alentejo, chegarão a Gouveia para, durante a manhã do dia 15, nas instalações do Instituto de Gouveia, realizarem provas de Matemática que colocarão em competição cerca de 25 equipas de todo o território nacional.

No período da tarde, o Teatro Cine de Gouveia recebe António Bento, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), que apresentará uma palestra sobre “A magia dos quadrados mágicos”, momento ao qual se seguirá um concerto com a compositora e intérprete do concelho, Isaura.

O dia dedicado à Matemática terminará com a cerimónia da entrega de prémios às equipas vencedoras.

Segundo a organização, o Campeonato dos Jogos da Matemática estimula jovens a pensar com criatividade, a cooperar entre si, motivando-os, em última estância, para aprender e permitindo-lhes, através do jogo, um crescimento emocional e social.  


Conteúdo Recomendado