Gouveia aceita candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

O galardão distingue as categorias de romance inédito, ensaio literário e a categoria não literária de estudos locais de património, história e cultura do concelho de Gouveia.

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que está a receber até ao dia 31 de dezembro as candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018 na categoria de ensaio literário.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia em 1997, pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, bem como incentivar a produção literária, contribuindo desta forma para “a defesa e enriquecimento da língua portuguesa”.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.

O galardão distingue as categorias de romance inédito, ensaio literário e, a partir de 2002, a categoria não literária de estudos locais de património, história e cultura do concelho de Gouveia, situado na Serra da Estrela.

Segundo a autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, o vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, com um valor pecuniário de cinco mil euros, será revelado no dia 01 de março de 2018.

A entrega do galardão ocorrerá em agosto de 2018, na abertura das festas da cidade.

De acordo com o regulamento, o município também editará a obra premiada em primeira edição, sem pagamento de direitos de autor, até ao valor de três mil euros.

A obra vencedora será selecionada por um júri composto por um representante da Câmara Municipal de Gouveia, um elemento da Associação Portuguesa de Escritores e outro da Associação Portuguesa de Críticos Literários.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira já distinguiu, entre outras, as obras “Dor de Ser Quase, Dor Sem Fim”, de Iolanda Martins Antunes (2016), “O Cómico em Vergílio Ferreira”, de Jorge Costa Lopes (2013), “Diário dos Imperfeitos”, de João Morgado (2012) e “Estação Ardente”, de Júlio Conrado (2006).


Conteúdo Recomendado