GNR realiza Operação “Spring Break” até ao dia 21 de abril

A operação envolve ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres.

Até ao dia 21 de abril, a Guarda Nacional Republicana, vai realizar uma operação policial, em todo o território nacional, envolvendo ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro).

A operação “Spring Break” tem como objetivo prevenir a adoção de comportamentos de risco inerentes ao consumo de drogas e álcool, por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em férias escolares, refere nota informativa da GNR.

Esta operação está dividida em três fases, sendo que a primeira fase decorre até ao dia 5 de abril e inclui ações de sensibilização junto dos jovens. Nesta fase, os militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão alertar os alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade para os comportamentos de risco associados a estas viagens.

A segunda fase da operação policial decorre de 5 a 8 de abril, onde os militares dos Comandos Territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil do Reino de Espanha, realizam ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres. Segundo a GNR, o objetivo é detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens.

A última fase inicia no dia 6 e prolonga-se até ao dia 21 de abril, onde serão realizadas ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, no âmbito da venda de bebidas alcoólicas a menores e consumo de produtos estupefacientes.

No âmbito desta iniciativa, o Comando Territorial da Guarda organiza hoje uma ação de sensibilização na Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, em Trancoso, pelas 14 horas.


Conteúdo Recomendado