GNR lança Operação Lagareiro para fiscalizar fábricas de azeite

A GNR anunciou hoje a realização de ações fiscalização no âmbito da Operação Lagareiro em fábricas de produção de azeite, para identificar situações de incumprimento à legislação em vigor, até 31 de janeiro de 2016.

A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), vai intensificar a fiscalização em particular naquilo que respeita ao funcionamento e licenciamento das instalações fabris de produção e ao encaminhamento e gestão de resíduos.

Os militares do SEPNA vão estar, igualmente, atentos ao licenciamento dos lagares, à gestão de todos os resíduos provenientes da transformação da azeitona em azeite, bagaço e águas ruças (resíduos gerados pelo processo de extração do azeite), bem como a outras situações ilegais que constituam infração às normas de proteção do ambiente.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a GNR adianta ainda que a correta gestão dos resíduos assume especial importância na prevenção de agressões ao ambiente, promovendo métodos produtivos mais benéficos para o meio ambiente, assim como a sensibilização para os cuidados necessários para evitar derrames de águas poluídas e de outros resíduos no solo.


Conteúdo Recomendado