GNR de Seia deteve suspeitos da prática de meia centena de furtos em apartamentos

A GNR anunciou hoje a detenção, em Seia, de três homens estrangeiros, com idades entre 24 e 38 anos, suspeitos da prática de meia centena de crimes. «Os indivíduos, residentes em Santarém, aproveitavam a ausência dos proprietários, entravam nos prédios e, posteriormente, nos apartamentos, através do arrombamento das portas, e furtavam essencialmente dinheiro e objetos […]

A GNR anunciou hoje a detenção, em Seia, de três homens estrangeiros, com idades entre 24 e 38 anos, suspeitos da prática de meia centena de crimes.
«Os indivíduos, residentes em Santarém, aproveitavam a ausência dos proprietários, entravam nos prédios e, posteriormente, nos apartamentos, através do arrombamento das portas, e furtavam essencialmente dinheiro e objetos em ouro», disse à agência Lusa o tenente-coronel Cunha Rasteiro, chefe da Secção de Investigação Criminal do Comando Territorial da GNR da Guarda. O responsável indicou que os detidos são os alegados autores «da prática de meia centena de crimes», ocorridos em apartamentos, em vários pontos do país. «São suspeitos de terem praticado cerca de 20 crimes de furto qualificado nos últimos três meses, em Seia, e cerca de uma dúzia em Oliveira do Hospital», indicou Cunha Rasteiro. O oficial contou que os indivíduos foram detidos na quinta-feira, por elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia e do posto da GNR de Seia, «quando tinham acabado de entrar» no interior de um apartamento naquela cidade. Foram surpreendidos pelos elementos da GNR que os investigavam «há cerca de três meses», observou a fonte. Os homens residem no distrito de Santarém e deslocavam-se numa viatura para os locais onde praticavam os furtos, admitindo a GNR tratar-se de um caso de «criminalidade itinerante», uma vez que os suspeitos «regressavam à proveniência» após a alegada prática criminosa. Os detidos foram ouvidos na tarde de quinta-feira e na manhã de hoje pelo juiz do Tribunal de Seia que aplicou a medida de coação de prisão preventiva, após o que deram entrada no estabelecimento prisional da Guarda, indicou o tenente-coronel Cunha Rasteiro. O responsável lembrou que esta semana o Comando Territorial da GNR da Guarda deteve um total de seis indivíduos indiciados da prática de furtos qualificados que estão em prisão preventiva por decisão judicial. O outro caso ocorreu em Vila Nova de Foz Côa e envolveu três suspeitos de furtos em igrejas, juntas de freguesias e estabelecimentos públicos, dos distritos de Guarda e Bragança, disse.

Conteúdo Recomendado