GNR da Guarda sensibiliza finalistas do secundário antes de irem para Espanha

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje que vai promover duas ações de sensibilização a alunos do ensino secundário que nas férias da Páscoa se deslocam em viagens de finalistas para o sul de Espanha.

As ações serão promovidas na terça-feira, em Seia (no auditório das Magnólias, pelas 15:00) e na Guarda (no auditório da Câmara Municipal, às 21 horas), disse hoje à agência Lusa o tenente-coronel Cunha Rasteiro, oficial de relações públicas e de operações do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Segundo o responsável, as iniciativas visam alertar os estudantes para “comportamentos que não devem ter” durante a deslocação e a estada naquele país.

As ações, que contam com a participação de elementos da GNR e da Guarda Civil de Espanha, têm como objetivo “prevenir a adoção de comportamentos de risco da população estudantil, nomeadamente o tráfico e consumo de droga e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”.

As autoridades policiais também tencionam sensibilizar os estudantes para que evitem ser alvo de crimes, alertando para “nunca se isolarem e para saírem sempre em grupo”.

Cunha Rasteiro disse à Lusa que as ações, que são realizadas pela primeira vez pela GNR da Guarda, são justificadas pela ocorrência, em anos anteriores, de situações que envolveram jovens portugueses e que “acabaram em tragédia”.

Para além das duas sessões de sensibilização agendadas para as cidades da Guarda e de Seia, a GNR e a Guarda Civil irão fiscalizar a saída dos autocarros de Portugal, na fronteira de Vilar Formoso, a partir do dia 20, para detetar eventuais situações de posse de estupefacientes.

O Comando Territorial da GNR da Guarda estima que só daquele distrito possam viajar para o sul de Espanha cerca de 500 estudantes do ensino secundário.


Conteúdo Recomendado