GNR da Guarda faz patrulhamento no carnaval de Ciudad Rodrigo (Espanha)

Doze elementos da GNR da Guarda participam no fim de semana, em Ciudad Rodrigo, Espanha, numa ação de patrulhamento conjunto com a Guarda Civil daquele país para garantirem “um maior sentimento de tranquilidade” aos foliões portugueses.

“O Comando Territorial da Guarda vai empenhar, nos dias 14 e 15 de fevereiro, efetivos da GNR na realização de um patrulhamento conjunto com a Guarda Civil de Ciudad Rodrigo, assente numa visibilidade que garanta um maior sentimento de tranquilidade aos muitos cidadãos nacionais que se deslocam àquela cidade espanhola”, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

Segundo o tenente-coronel Cunha Rasteiro, chefe da secção de operações e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, a iniciativa é realizada pela segunda vez, no período do Carnaval, naquela localidade espanhola localizada a poucos quilómetros de distância da fronteira de Vilar Formoso.

“Vão ser empenhados 12 elementos da GNR, seis por dia, que participam em duas patrulhas compostas por três elementos, a realizar entre as 14 horas e a meia-noite, que são os períodos de previsão de maior afluência de cidadãos portugueses”, explicou o responsável.

Ciudad Rodrigo promove no fim de semana o evento “Carnaval del Toro”, uma festividade carnavalesca das mais antigas de Espanha e que atrai anualmente muitos portugueses.

A deslocação dos elementos da GNR a Ciudad Rodrigo tem em vista “apoiar a atividade desenvolvida pela Guardia Civil” e promover “uma articulação mais estreita para com os milhares de portugueses que ali se deslocam nesta altura do ano” em caso de participação de ocorrências ou de pedidos de informação.

Na primeira ação do género, realizada em Ciudad Rodrigo no Carnaval de 2014, a presença dos militares portugueses “foi benéfica”, disse o tenente-coronel.

A colaboração entre as duas forças policiais surge no âmbito do aprofundamento dos mecanismos de cooperação entre as entidades que, nos dois países, estão incumbidas de missões policiais e aduaneiras, inicialmente nas zonas fronteiriças, mas posteriormente alargado a todo território nacional, segundo a GNR.

“Desde há longos anos que o Comando Territorial da Guarda vem mantendo grande proximidade com a Comandancia da Guardia Civil de Salamanca, desenvolvendo ações não só no âmbito dos controlos móveis, mas também ao nível da troca de informações, realização de seminários, jornadas de formação e diversos tipos de patrulhamentos”, lembra Cunha Rasteiro.

O tenente-coronel indicou que no dia 01 de março será também realizada, pela segunda vez, uma ação de patrulhamento misto, com a deslocação de elementos da Guardia Civil a Portugal, por ocasião da Festa do Almendro, em Barca d´Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que é frequentada por cidadãos espanhóis.


Conteúdo Recomendado