GNR da Guarda entregou vestuário e calçado a instituições de solidariedade social

O responsável explicou que a GNR da Guarda distribui, desde 2010, este tipo de artigos que são destinados a pessoas com necessidades especiais.

O Comando Territorial da GNR da Guarda procedeu ontem à entrega de 1.350 peças de vestuário e de calçado, que foram apreendidas em ações de fiscalização, a sete instituições de solidariedade social da região.

Segundo a GNR, as peças oferecidas às instituições em plena quadra natalícia foram apreendidas no âmbito da atividade operacional realizada no distrito da Guarda.

Por decisão judicial, os artigos contrafeitos foram declarados perdidos a favor do Estado, tendo o Comando Territorial da GNR da Guarda decidido distribui-los pelas instituições de solidariedade social da região, para auxiliar famílias carenciadas, segundo o capitão Cláudio Saraiva, oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda.

O responsável explicou que a GNR da Guarda distribui, desde 2010, este tipo de artigos que são destinados a pessoas com necessidades especiais.

Cláudio Saraiva referiu que a iniciativa solidária surge “de acordo com o sentido de responsabilidade” da instituição e tem por objetivo “apoiar as famílias carenciadas” numa altura do ano em que as temperaturas na região também são muito baixas.

Os artigos foram entregues às instituições depois de retiradas as marcas.

Este ano, o Comando Territorial da GNR da Guarda já apreendeu 5.316 peças de vestuário e de calçado, no valor de 111 mil euros, segundo a mesma fonte.

A iniciativa solidária da GNR contemplou o Solar do Mimo (Seia), a Associação Sócio-Terapêutica de Almeida (ASTA), a Aldeia S.O.S da Guarda, a ADM Estrela (Pinhel), a Fundação João Bento Raimundo, a Loja Social da Guarda e o Centro de Apoio Nascer (Guarda).

Rosa Gomes, do Solar do Mimo, com sede em São Romão, no concelho de Seia, considera que o gesto da GNR é “uma muito boa ajuda” para a instituição que acolhe atualmente 16 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 21 anos.

“Nesta época do Natal [a oferta] é muito interessante e é também uma mais-valia para a instituição em termos orçamentais”, disse à agência Lusa.
Dinis Caramelo, da ASTA (Almeida), também se mostrou satisfeito com a ajuda da GNR, pois a instituição apoia 43 utentes adultos e alguns pertencem a famílias “com muita dificuldade”.

“O que levamos daqui é uma prenda de Natal que veio no bom momento”, admitiu.

Manuel Portugal, do Centro de Apoio Nascer, que pertence à Caritas Diocesana da Guarda, que apoia cinco mães e cinco crianças, também valorizou o gesto da GNR.

“É uma boa ajuda. A Caritas [Diocesana] não lhes deixa faltar nada, mas, de facto, é uma ajuda para elas”, disse.


Conteúdo Recomendado