Geopark Naturtejo representa Portugal na Rota Europeia da Cultura Megalítica

A Rota Europeia de Cultura Megalítica insere-se no programa Rotas Culturais do Conselho da Europa e visa a valorização destes importantes monumentos através da dinamização temática de actividades e eventos, potenciando-os turisticamente a uma escala europeia.

Neste sentido, o Geopark Naturtejo, reconhecido pela UNESCO, que inclui no seu território classificado os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, integrou esta rede representando uma região com 305 monumentos megalíticos na sua forma original inventariados, alguns dos quais foram valorizados e podem ser visitados. O estudo deste património tem impulso pioneiro na região com Francisco Tavares Proença Júnior, de que é apreciável o impressionante espólio existente no Museu com o seu nome em Castelo Branco.

É de destacar o trabalho realizado nos últimos anos pelo município de Proença-a-Nova e pela Associação de Estudos do Alto Tejo, através do Campo Arqueológico Internacional, que têm vindo a estudar, utilizando técnicas inovadoras, três antas que hoje estão ligadas entre si por percurso pedestre dedicado à Pré-História e que já se encontram disponíveis para os visitantes. Esta Associação encontra-se ainda a finalizar o estudo da Anta do Cabeço d’Ante, em Vila Velha de Ródão. Em Nisa, o projeto MegaNisa, que envolve o município e a Universidade de Évora no estudo e valorização do património megalítico, de que é expressão mais conhecida a Anta de S. Gens, monumento nacional, reergueu recentemente o Menhir de Patalou com resultados científicos fantásticos e promete novas intervenções no diversificado e monumental legado.

Pela relevância do seu legado megalítico com mais de 6000 anos, que se relaciona cronológica e culturalmente com a Arte Rupestre do Vale do Tejo, outro importantíssimo património arqueológico ao qual o município de Vila Velha de Ródão tem dado especial atenção, o Geopark Naturtejo é a primeira região portuguesa a integrar a Rota Europeia da Cultura Megalítica.

Atualmente este projeto transnacional inclui 20 regiões de países como Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia, Dinamarca e Inglaterra, abrangendo também outros geoparques reconhecidos pela UNESCO como os Geoparques Terra Vita (Alemanha), Sobrarbe (Espanha) e Hondsrug  (Holanda).

Com a inclusão na Rota Europeia da Cultura Megalítica, os municípios e entidades ligadas à investigação e promoção do património megalítico da região do Geopark Naturtejo contam com uma nova forma de divulgação turística com um potencial de escala europeu, sendo possível criar rotas e programas turísticos estruturados no tema, sem esquecer a panóplia de outras experiências que o território tem para oferecer.


Conteúdo Recomendado