Galp Energia produz mais 19,2% no primeiro trimestre

A produção total da Galp Energia (antes do efeito dos contratos de partilha de produção) aumentou 19,2% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, e 10,8% comparando com os últimos três meses de 2013, crescimento que ficou a dever-se sobretudo ao aumento da produção no Brasil, revelou a empresa esta terça-feira, em comunicado aos mercados.

Quanto aos resultados da produção após o efeito dos contratos de partilha de produção entre os parceiros do consórcio (net entitlement), ou seja, aquela a que a empresa tem de facto direito após o pagamento de impostos nos países onde as concessões se localizam, estes revelam um crescimento de 22,7% face ao período homólogo e 12,5% em relação ao último trimestre do ano passado.

Também nas vendas de gás natural se registaram aumentos, de 20,7% face ao período homólogo e de 7,1% em relação ao quarto de trimestre de 2013. Já as vendas de trading aumentaram 65,1%, quando comparadas com o primeiro trimestre do ano passado.

Por outro lado, as vendas a clientes diretos foram afetadas pela paragem na refinaria de Sines, diminuindo quer face ao trimestre homólogo (-8,5%), quer em relação ao trimestre anterior (-11,9).

Já as margens de refinação de referência na Europa foram negativas (-0,6 dólares por barril de Brent) durante o primeiro trimestre, o que significa que o preço de venda dos diversos produtos extraídos de cada barril de petróleo – ainda antes de contabilizados os custos de produção – não foi suficiente para pagar o preço desse mesmo barril.


Conteúdo Recomendado