Gala da Cidade Europeia do Vinho celebra e homenageia os construtores do Douro

A programação da Cidade Europeia do Vinho inclui a realização de mais de 600 atividades, ao longo de todo o ano, que englobam conferências, ‘workshops’, espetáculos e provas de vinhos nos 19 municípios.

A Gala do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, que decorre no sábado, dia 4 de janeiro, em Lamego, celebra e homenageia os construtores da paisagem vinhateira e quem contribuiu para o seu desenvolvimento, como António Guterres, Durão Barroso ou Pinto Balsemão.


A Gala marca a abertura da Cidade Europeia do Vinho que, em 2023, coloca em destaque todo o Douro e os 19 municípios agregados na Comunidade Intermunicipal (CIM).


“É uma homenagem a todos aqueles que construíram e continuam a manter estes socalcos do Douro, estes jardins suspensos a quem o escritor Miguel Torga apelidou um dia de ‘excesso da natureza’”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da CIM Douro e da câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago.


Pretende-se “valorizar os produtores e trabalhadores da vinha, que contribuem na sua atividade laboral para a preservação da paisagem”, e ainda “capacitar, promover e refletir o vinho enquanto produto endógeno e atrativo turístico” do território.


“Esperemos que seja um grande momento de afirmação do nosso Douro”, salientou o autarca.


Durante o evento, segundo foi anunciado em comunicado, vão ser homenageados políticos e investigadores que contribuíram para o desenvolvimento do Douro, como os antigos primeiros-ministros de Portugal António Guterres, Durão Barroso e Francisco Pinto Balsemão.


A CIM Douro decidiu homenagear o atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por ter travado a construção da barragem de Foz Côa, contribuindo simultaneamente para a preservação da arte rupestre e consequente edificação do Museu do Côa.


Francisco Pinto Balsemão será distinguido pelo papel de impulsionador da navegabilidade do Douro, que é atualmente “um dos maiores fatores da componente económica e turística da região”.


Por sua vez, Durão Barroso será reconhecido pelo contributo na edificação do Museu do Douro, sediado no Peso da Régua e que possui diversos polos ao longo do território.


O reconhecimento vai também para Miguel Cadilhe e Fernando Bianchi de Aguiar, respetivamente, mentor e coordenador da candidatura do Douro a Património Mundial da Humanidade, uma distinção que se veio a concretizar em 2001.


A CIM Douro irá atribuir um galardão aos professores e investigadores Nuno Magalhães e Arlete Mendes Faia pela criação do curso de enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o primeiro do país.


Nesta gala, que decorre em Lamego (Viseu), assinala-se também a passagem de testemunho de Aranda del Duero (cidade galardoada em 2022) para a CIM do Douro como Capital Europeia do Vinho 2023.


A festa contará com a presença de artistas como Ana Bacalhau, António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo e ainda de grupos da região.


Para o evento foram convidados antigos e atuais autarcas, produtores-engarrafadores durienses e estão já confirmadas as presenças das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes, bem como de vários secretários de Estado.


“All Around Wine, All Around Douro” é o lema do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, um galardão conquistado em junho, em Bruxelas, na Bélgica.


Para a CIM, “esta é uma oportunidade única para promover o enoturismo, a cultura e o património”, e evidenciar “o vinho como elemento estratégico e essência da atividade económica”.


A programação da Cidade Europeia do Vinho inclui a realização de mais de 600 atividades, ao longo de todo o ano, que englobam conferências, ‘workshops’, espetáculos e provas de vinhos nos 19 municípios.


O Douro irá ainda marcar presença em eventos nacionais, como a Feira Nacional de Agricultura (Santarém), estará com ações regulares na zona de desembarque do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) e haverá também iniciativas nas principais capitais europeias.


A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), em 2012, e tem como objetivo a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho, tendo um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede.


A CIM Douro compreende concelhos de quatro distritos, designadamente Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.


Conteúdo Recomendado