G-7 tenta paz cambial

Os líderes das economias mais avançadas do mundo poderão libertar esta semana uma declaração para apaziguar a iminente guerra cambial. Os países do G7 estão a ponderar lançar esta semana uma declaração sobre as taxas de câmbio para tentarem acalmar a preocupação que existe a nível mundial em torno uma guerra cambial iminente, noticia o […]

Os líderes das economias mais avançadas do mundo poderão libertar esta semana uma declaração para apaziguar a iminente guerra cambial.
Os países do G7 estão a ponderar lançar esta semana uma declaração sobre as taxas de câmbio para tentarem acalmar a preocupação que existe a nível mundial em torno uma guerra cambial iminente, noticia o Wall Street Journal. Três funcionários do G-7 revelaram que as autoridades das grandes economias industriais já elaboraram o texto (que está a ser revisto pelos decisores políticos), adiantando que a declaração inclui um acordo no qual os governos se comprometem a não usar política orçamental ou monetária para condicionar o valor da moeda nos mercados internacionais. A política monetária agressiva do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aumentou a preocupação internacional sobre a possibilidade de o seu governo estar a tentar enfraquecer diretamente o Iene, suspeita que o governante tem negado. Mas também na Europa se tem sentido esta tensão cambial, nomeadamente em Paris, com o presidente François Hollande a defender que não a taxa de câmbio do euro não devia ser definida livremente pelo mercado. O G-7 ponderar libertar a declaração em meados de fevereiro, antes do encontro em Moscovo dos ministros das Finanças e dos presidentes dos bancos centrais do G-20 (que inclui o G-7 e os mercados emergentes, como o Brasil, China e Índia).

Conteúdo Recomendado