COMUNICADO DE IMPRENSA
O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro, criou incentivos para a valorização da floresta portuguesa e para a competitividade dos produtos nacionais de base florestal.
Trata-se de um apoio do Fundo Florestal Permanente, não reembolsável, cujos beneficiários são os proprietários e produtores florestais, as organizações de produtores florestais, os órgãos de administração de Baldios, bem como entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) e entidades de vocação florestal, nomeadamente aquelas que integram Pólos de Competitividade e Tecnologia.
Os incentivos têm como principal objectivo contribuir para o cumprimento da meta estabelecida na Estratégia Nacional para as Florestas da certificação da Gestão Florestal Sustentável em 500.000ha até 2013.
Os apoios destinam-se à constituição de Sistemas de Certificação da Gestão Florestal bem como a adesão a Sistemas de Certificação de Gestão Florestal já existentes. A área mínima aceite para candidaturas à Constituição de Sistemas de Certificação é de 750 hectares e a primeira fase para apresentação de candidaturas encontra-se aberta a partir de hoje até ao dia 15 de Outubro em www.ifap.pt
Lisboa, 15 de Setembro de 2010
Gabinete de Imprensa