Fundão recebe Campeonato Nacional de Obedience este sábado

Inserido na 11ª edição da Exposição Canina Nacional do Fundão, irá realizar-se, no dia 29 de fevereiro, a partir das 8h30, no Pavilhão Multiusos do Fundão, a primeira prova do Campeonato Nacional de Obedience realizada no Fundão.

Esta iniciativa é organizada pelo Município do Fundão, pelo Clube Português de Canicultura e pelo Clube Cinófilo do Alentejo.

O juiz convidado para a prova é Rune Bjerkelund da Noruega. Depois da prova irá ter lugar um debate e sessão de esclarecimento com este juiz, que é representante da Noruega na comissão da Fédération Cynologique Internationale, em que se irá explicar as mudanças que irão entrar em vigor em 2021.

O Obedience é uma atividade desportiva e educacional, dirigida a ensinar os cães a agirem de forma cooperante e controlada. Esta atividade promove o bom relacionamento entre o cão e o seu condutor, de forma a alcançar um perfeito entendimento entre ambos, conseguindo-se que o cão obedeça e a demonstrar vontade e interesse, mesmo quando se encontre afastado do condutor.

As provas de obediência têm como finalidade avaliar as qualidades e caráter dos cães para a sua plena integração na sociedade. O Obedience canino é um desporto aberto a todos os cães.

Os regulamentos e diretrizes das Classes Internacionais 1, 2 e 3 foram constituídos para promover o desporto Obedience e para apoiar a competição nos países aderentes.

O Clube Português de Canicultura (CPC) é a entidade canina nacional reconhecida pela Fédération Cynologique Internationale (FCI), na qual está filiada. Em Portugal, o Obedience rege-se pela regulamentação aprovada e emanada da FCI e pelas normas e regulamentos aprovados pelos órgãos do CPC.

A entrada para esta iniciativa é livre.


Conteúdo Recomendado