Fundão prevê descontos na fatura da água se concelho reciclar mais

Trata-se de uma política que liga o ambiente à inovação social e que atribui na totalidade aos munícipes o valor que a Câmara poupa com a separação de lixo.

A Câmara do Fundão vai atribuir um desconto na fatura da água por cada tonelada a mais de resíduos para reciclagem que sejam recolhidos naquele concelho, com o objetivo de incentivar a separação de lixo.

“Queremos reduzir significativamente o lixo indiferenciado no concelho. A nossa grande ambição é ficar na primeira linha dos concelhos mais bem classificados ao nível da reciclagem, da separação das boas práticas para um desenvolvimento sustentável, mas isso depende da ação coletiva de todos e todos devem ser compensados por esse esforço. Daí que tenhamos avançado com mais esta medida”, afirmou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

Segundo o autarca, trata-se de uma política que liga o ambiente à inovação social e que atribui na totalidade aos munícipes o valor que a Câmara poupa com a separação de lixo.

Paulo Fernandes especificou que autarquia paga cerca de 33 euros por cada tonelada de lixo indiferenciado depositado e que, em contrapartida, não tem qualquer custo com o lixo separado, ou seja, será esse o valor a reduzir na fatura da água, mais concretamente na taxa dos resíduos sólidos.

“Quanto mais lixo for colocado nos ecopontos, menos nós pagamos. Assim, a ideia é entregar esse valor ao cidadão, sem o qual não será possível atingir qualquer objetivo”, referiu.

O desconto ao munícipe deverá ser mensal e Paulo Fernandes sublinha a importância de o mesmo estar refletido numa fatura, mostrando às pessoas qual o objetivo alcançado e também o ganho efetivo que tiveram nas próprias contas.


Conteúdo Recomendado