Fundão lidera consórcio europeu na área tecnológica

Trata-se de um projeto europeu na área tecnológica que engloba mais seis municípios de vários países. Os projetos terão início a 2 de setembro de 2019.

A Câmara do Fundão vai liderar o consórcio do “IoTXchange”, um projeto europeu na área tecnológica que engloba mais seis municípios de vários países.

“O projeto ‘IoTXchange’ encoraja a criação de uma rede de cidades europeias comprometidas com a conceção de planos de digitalização baseados em soluções da Internet das Coisas (IoT), com a finalidade de aumentar a qualidade de vida nas pequenas e médias cidades da União Europeia”, especifica a Câmara fundanense.

Além do Fundão, integram este consórcio os municípios de Razlog (Bulgária), Dodoni (Grécia), Nevers (França), Jelgava (Letónia), Ånge (Suécia) e Keimarok (Eslováquia), bem como a região da Alemanha Alta Saxónia e a universidade finlandesa Åbo Akademi.

Segundo o referido, o projeto foi aprovado no âmbito do programa URBACT III, ao qual foram apresentadas 62 propostas que envolveram 525 parceiros de 29 países.

“A metodologia URBACT, baseada na cooperação transnacional entre cidades e no envolvimento de grupos locais, oferece à nossa rede as condições para desenvolver planos de ação integrados que nos guiem através de uma nova era de transformação digital”.

O Fundão irá ainda ser parceiro no projeto “SIBDev”, no qual irão participar as cidades de Heerlen (Holanda), Aarhus (Dinamarca), Võru (Estónia), Haidari (Grécia), Saragoça (Espanha), Kecskemét (Hungria), Pordenone (Itália), Radlin (Polónia) e Baia Mare (Roménia).

De acordo com a informação, o objetivo desta rede de planeamento de ação é explorar a forma como os vínculos de impacto social podem ser usados para melhorar a prestação de serviços públicos em áreas como emprego, envelhecimento e imigração.

“Muitas vezes, a prestação de serviços é dificultada por agências e orçamentos fragmentados e isolados, pela visão financeira e política de curto prazo e por uma aversão ao risco e dificuldade em criar mudanças. O vínculo de impacto social é um modelo promissor que melhora estas questões, aumentando a colaboração, a prevenção e a inovação”, está especificado.

O Comité de Acompanhamento do URBACT aprovou 23 Redes de Planeamento de Ação, no dia 25 de junho, em Alba Iulia, na Roménia, após a verificação de elegibilidade realizada pelo secretariado do URBACT e com base nos resultados da avaliação realizada pelo Painel de Avaliação Externa (EAP).

Os projetos terão início a 2 de setembro de 2019.


Conteúdo Recomendado