Frio e queda de neve vão continuar no fim de semana

O frio, a chuva, a queda de neve, a agitação marítima e o vento levaram a Proteção Civil a emitir esta quinta-feira um aviso à população. Para esta sexta-feira e fim de semana, o cenário de mau tempo continua, embora já não haja, por esta altura, qualquer distrito em alerta vermelho.

Esta sexta-feira, dia em que ainda vigora o aviso da Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou nove distritos em alerta laranja, até às 15h00, ainda devido à forte agitação marítima. São eles: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo. Como consequência, nove barras marítimas estão encerradas à navegação.

Na Madeira, a costa Norte e o Porto Santo também estão em alerta laranja até ao meio-dia. Para sábado, o IPMA reduziu o nível de alerta para amarelo em todos os distritos costeiros do território continental, sendo que no domingo não deverá existir qualquer alerta. Quanto ao frio, esse deve mesmo continuar.

Para sábado, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte e litoral da região Centro, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.

Além disso, preveem-se períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro e ao litoral oeste da região Sul a partir do final da tarde.

Os meteorologistas apontam uma previsão de queda de neve no final da tarde no sistema montanhoso Peneda-Gerês, acima de 1.000 metros, e nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

Para domingo, são esperados ainda períodos de chuva que passam a aguaceiros a partir do fim da manhã, diminuindo gradualmente de frequência e intensidade.

A neve continuará a cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para 1.200 metros a partir do fim da manhã.

As temperaturas previstas para esta sexta-feira apontam para mínimas a variar entre os 0ºC na Guarda, 1ºC em Vila Real, 2ºC em Portalegre e Bragança, e os 9ºC em Faro. Quanto às máximas, a Guarda não vai além dos 5ºC e Faro, o distrito mais quente, irá atingir os 16ºC.

No sábado, o distrito da Guarda irá sentir temperaturas negativas, estando previsto -1ºC de mínima. Os termómetros em Viseu marcarão 0ºC no sábado,Vila Real e Bragança 1ºC. Beja, no Alentejo, registará mínimas de 3ºC.

Recorde-se que as temperaturas estão especialmente baixas por estes dias devido a uma massa de ar frio polar proveniente da região da Gronelândia.


Conteúdo Recomendado