Freguesia de Queiriz em exposição no Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica

O CHIAFA – Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres encontra-se a promover uma série de exposições intituladas “As Freguesias vão ao Museu”, que pretende promover e dar a conhecer a história das freguesias do concelho.

De 5 a 30 de abril será a freguesia de Queiriz que estará em destaque, sendo que os visitantes poderão ficar a conhecer mais sobre esta localidade todos os dias entre as 10 e as 13 horas e à tarde entre as 14 e as 17 horas.

Queiriz é uma freguesia portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, que dispõe de uma Igreja Paroquial muito antiga, com porta ampla, em arco romano, e tem gravado sobre a porta lateral a data 1636, data qiue também está sobre a porta da residência paroquial.
Na povoação das Aveleiras existe a Capela do Divino Espirito Santo a qual foi novamente ereta e dotada pelos moradores em 1724, ano em que foi benzida para nela se dizer missa e administrarem os sacramentos.
Das quatro povoações a mais notável sob o ponto vista histórico é o Casal do Monte, que apesar da estreiteza do lugar e exiguidade da população que em 1527 não ia além de 21 fogos, constitui só por si um concelho autónomo e independente, com o seu Pelourinho e Casa da Câmara ou Cadeia que ainda hoje existem


Conteúdo Recomendado