Evento Terminado em 2023-03-06 18:00:00

Fotografias vencedoras do concurso “Transversalidades” expostas no Museu de Salamanca

Início: 2023-02-03 11:30:00
Fim: 2023-03-06 18:00:00
Local do Evento: Salamanca
Entidade Promotora: Centro de Estudos Ibéricos

A exposição reúne os portefólios vencedores e uma seleção das fotografias submetidas à décima primeira edição do concurso (2022).

Os portefólios vencedores do concurso de fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”, um dos projetos âncora do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), estarão patentes ao público no Museu de Salamanca durante o mês de fevereiro.


A inauguração está marcada para a próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, pelas 11h30 (hora local), no Museu de Salamanca.


A exposição reúne os portefólios vencedores e uma seleção das fotografias submetidas à décima primeira edição do concurso (2022), organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.


Segundo informação divulgada pelo Município da Guarda, as imagens submetidas ao concurso pelos setecentos participantes oriundos de mais de setenta países, representativas duma geográfica alargada, “facultam uma observação ampla, aberta e plural do mundo em que vivemos”.


“Nesta verdadeira cartografia do olhar, onde o local coabita com o global, e vice-versa, é possível apreendermos muitos dos problemas transversais, verdadeiramente sem fronteiras, com que a humanidade se confronta e que definem as atuais agendas: das alterações climáticas à (in)sustentabilidade ambiental, das assimetrias económicas, sociais e territoriais a todo o género de exclusões potenciadas por estes desequilíbrios”, refere a mesma fonte em comunicado.


Para além da exposição “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”, estará ainda patente, na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, a exposição “Imagem, Conhecimento e Sociedade” que reúne imagens que foram recolhidas para fins diversos, patenteando a sua observação tanto o progresso científico como os múltiplos usos que lhes foram sendo dados.


Os painéis da exposição mostram imagens produzidas por diferentes docentes e investigadores como Carlos Fortuna, Fernanda Delgado Cravidão, Filipa Bessa, Jorge Paiva, José António Bandeirinha, Lúcio Cunha e Manuel Santos Rosa, de vários ramos, no decurso dos respetivos trabalhos científicos, enquanto meio de diagnóstico, registo e divulgação de resultados.


As inaugurações de ambas as exposições terão lugar no dia 3 de fevereiro, pelas 11h30 (hora local), no Museu de Salamanca e na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca e podem ser visitadas até ao dia 6 de março.


Conteúdo Recomendado