Fórum Inovação Rural vai premiar iniciativas empreendedoras na Feira Raiana em Idanha-a-Nova

O Fórum Inovação Rural é uma das grandes novidades apresentadas na XIX Feira Raiana, que se realiza em Idanha-a-Nova de 29 de julho a 2 de agosto.

Com carácter internacional, o Fórum Inovação Rural vai debater e premiar iniciativas e práticas inovadoras ligadas ao mundo rural. Decorre nos três primeiros dias da Feira Raiana (entre quarta e sexta-feira) nas instalações da Escola Superior de Gestão.

O evento será apresentado publicamente no dia 29 de julho, pelas 16 horas, antecedendo a inauguração oficial da Feira Raiana.

O Fórum Inovação Rural prossegue na manhã do dia seguinte, entre as 9 e as 12 horas, que será totalmente dedicada à partilha de experiências empreendedoras.

A manhã de sexta-feira será reservada à apresentação de estudos, obras e projetos percursores relacionados com a ruralidade. Serão apresentados o estudo “Mundo Rural, Porque Sim”, pelo professor catedrático e consultor Augusto Mateus, o livro “Manual Prático de Agricultura Biológica” de Jean-Claude Rodet e Leonel Silva e o projeto “Living Seeds/Sementes Vivas | Idanha-a-Nova” por Stefan Doeblin.

Durante a Feira Raiana destaca-se a programação musical heterogénea, que contará com atuações da fadista Laureana Geraldes e Lucky Duckies, no dia 29; Ana Lains e José Cid, no dia 30; David Lagos (Flamenco) e Amor Electro, no dia 31; The Gift, no dia 1; e Essencia Flamenca (Sevilhanas) e Filarmónica Idanhense, no dia 2.

Outro momento muito aguardado é a corrida de toiros à portuguesa que terá lugar no dia 31 de julho, pelas 22 horas, com transmissão em direto pela RTP. Atuarão a cavaleira mais popular do mundo, Ana Batista, a figura mundial João Moura Jr e o triunfador 2014 Duarte Pinto.

No último dia, domingo, a Feira Raiana vai ser transmitida em direto na TVI. Será a partir das 14 horas, no programa “Somos Portugal”, com muita festa, música e animação.

Organizada conjuntamente pelos municípios de Idanha-a-Nova e Moraleja (província de Cáceres), a XIX Feira Raiana é reconhecida como um dos melhores exemplos da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, e um dos mais emblemáticos eventos do interior de ambos os países, atraindo, a cada edição, largos milhares de visitantes, empresários e turistas.

O evento insere-se na estratégia do Projeto Taejo Internacional, dinamizado com o apoio da União Europeia e co-financiado pelo FEDER e POCTEP 2007-2013.


Conteúdo Recomendado